A Guerra dos Tronos – As Crônicas de Gelo e Fogo, livro um – George R. R. Martin

Livro: A Guerra dos Tronos              casa de boneca 001

ISBN: 9788562936524                 Páginas: 592

Editora: Leya                                  Ano de Lançamento: 1996

“Em uma terra onde o verão pode durar décadas e o inverno toda uma vida, os problemas estão apenas começando. O frio está de volta e, nas florestas ao norte de Winterfell, forças sobrenaturais se espalham por trás da Muralha que protege a região. No centro do conflito estão os Stark do reino de Winterfell, uma família tão áspera quanto as terras que lhe pertencem. 

Dos lugares onde o frio é brutal, até os distantes reinos de plenitude e sol, George R. R. Martin narra uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Entre  disputas por reinos, tragédias e traições, vitória e terror, o destino dos Stark, seus aliados e seus inimigos é incerto. Mas cada um está se esforçando para ganhar este conflito mortal: a guerra dos tronos.”

Conheci o livro através da série, meu namorado me apresentou a série e me passou os episódios da primeira temporada. Eu assisti e me apaixonei pela história por ter contato com o mundo medieval, me decepcionei porque praticamente ninguém sobrevive kkk, o meu personagem favorito morreu e eu acreditava que a história perderia a graça a após isso. Pelo o contrario, ela se tornou ainda mais emocionante.

Eu ganhei o livro de aniversário e sempre olhava para ele na estante com cede por sua beleza e conteúdo, ver a série só me deixou mais ansiosa para ler e ver se o livro era tão bom quanto a série. É um livro grande, é o menor da série de livros, as letras são pequenas o que tornou a minha leitura ainda mais lenta, mas acredito que isto dependa de pessoa para pessoa. Da metade do livro adiante eu praticamente queria passar o dia inteiro lendo sem fazer mais nada, porém as obrigações não me permitiram. Eu passei um bom tempo sem ler o livro antes devido minha viajem e demorei a voltar a minha rotina de leitura devido as obrigações da faculdade.

A história não foca somente em um único personagem, ela é dividida em capítulos sobre cada personagem, dedicando um espaço só deles (dos personagens principais). Mas digamos que o protagonista é Eddard Stark, senhor de Winterfell. A trama gira em torno da Casa Stark, composta por: Eddard, o senhor de Winterfell; Catelyn, esposa de Eddard; E seus filhos, Robb, Jon Snow (bastardo de Eddard), Sansa, Arya, Brandon e Rickon.

Ned (este é Eddard Stark, ok?) recebe o rei, seu amigo Robert Baratheon, em Winterfell e é convidado para ser a mão do rei para substituir o lugar do falecido Jon Arryn, e então ruma para Porto Real com sua filha Sansa, prometida para casar com o príncipe Joffrey, e Arya. Próximo a sua partida Brandon cai de uma torre (na verdade é empurrado) por ter visto algo que poderia destruir e descobrir segredos sobre os filhos do rei e da rainha Cersei Lannister, os mesmos segredos que levaram Jon Arryn a morte. Bran sobrevive mas não consegue lembrar de fato porque foi jogado e devido a queda perde os movimentos das pernas. A partir dai Bran começa ter uma ligação maior com seu lobo gigante, Verão.

Jon Snow decide seguir os caminhos do tio Benjen Stark e entra para Patrulha da Noite, porém desde que decidira tal muitas coisas acontecem com sua família que botam em jogo a sua decisão de permanecer como um irmão da Patrulha ou ir defender a honra de sua família.

Após a partida de Ned e logo de sua mãe para investigar a tentativa de assassinato de Bran, Rob, o herdeiro, assume como senhor de Winterfell. A vida de Eddard acaba se transformando a medida que vai descobrindo mais sobre o porque que Jon Arryn morreu, sua investigação leva a um caso secreto da Rainha Cersei e descoberta que os filhos dela não são de Robert.

O perfil de Eddard é cativo, pois no meio de tantos traidores ele se mostra cheio de honra e honestidade, é claro que Ned  cometei barbaridades juntos ao seu amigo Robert na tentativa de conquistar o trono, mas de todos que residem em Porto Real, digamos que é o melhor. O grande erro de Ned é justamente ser justo demais e não se permitir jogar o mesmo jogos dos que residem na corte, isso leva a sua captura após a morte do rei Robert. A captura de Ned inicia uma guerra não só das casas do norte contra os Lannisters, mas dos irmãos de Robert que querem assumir o trono de ferro.

Em um outro local, nas cidades livres é mostrado a história de Daenerys e Viserys Targaryen, os únicos sobreviventes da Casa. Os outros foram todos mortos por Lord  Tywin Lannister, a mando de Robert. Estes residem nas cidades livre e Viserys almeja retomar o trono que lhe foi roubado. Daenerys se casa com um Khal para que seu irmão possa conseguir as tropas dele e reconquistar o trono. No dia de seu casamento Daenarys recebe três ovos de dragão, e desde então ela começa ter um grande ligamento com os ovos. Viserys afirma ser o dragão, mas será que é? Daenerys antes casada por obrigação se apaixona por seu Khal e aos poucos deixa de ser um menina e se torna uma verdadeira rainha.

Tentei fazer um resumão sem dá muitos spoilers, creio que consegui. É um história que vale muito a pena ser lida e não se assuste com o tamanho do livros, ele é muito bom e vale a pena, em pouco tempo você consegue terminar de ler.

A Guerra dos Tronos foi o primeiro livro da minha meta, lembram? Os dias de leitura se tornaram incertos, porque como eu disse, já tinha iniciado ele desde o ano passado, mas só retomei a leitura agora. Então vou informa apenas o período registrado no Skoob.  Levei do dia 25, ao dia 29 para terminar de ler o livro, eu estava em 50% do livro quando voltei a lê-lo.

Classificação: • • • • • (5)

Deixe uma Resposta

