As Crônicas de Nárnia (Volume Único) – C. S. Lewis

Livro: As Crônicas de Nárnia21491958_4

ISBN: 9788578270698        Páginas: 752

Editora: WMF Martins Fontes           Ano de Lançamento:

“Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal – o que mais um leitor poderia querer em um livro? O livro que tem tudo isso é O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí. Seis outros livros vieram depois, e, juntos, ficaram conhecidos como As crônicas de Nárnia.

Nos últimos cinquenta anos, As crônicas de Nárnia transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações.

Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume magnífico. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração da artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e diretas, As crônicas de Nárnia continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo cinquenta anos após terem sido publicadas pela primeira vez.”

O livro do qual eu vós falo hoje é um clássico completamente apaixonante. A minha série é a de volume único, o qual comprei por um preço bem em conta já faz uns anos. Minha edição segue com a ordem dos livros, o que já foi citado na orelha do livro (este trecho que coloquei disponível a vocês logo acima), como o próprio Lewis preferiu.

Gente as resenhas de cada livros serão curtinhas, porque eu realmente não consegui fazer algo maior sem soltar um spoiler. Sabe aquele livro que cada detalhe leva a algo muito importante? Pois é, este é um deles.

Primeiro, O sobrinho do mago

O sobrinho do mago vai tratar maravilhosamente da criação de Nárnia, eu considero um dos melhores livros das crônicas. O livro fala das aventuras de Polly e Digory, que conseguiram adentrar ao mundo de Nárnia, na época de sua criação através de anéis mágicos. Estes contemplaram incríveis aventuras da qual nenhum dos outros personagens criados nas outras crônicas puderam vivência.

Classificação: ★ ★ ★ ★ ★

Segundo, O leão, a feiticeira e o guarda-roupa:

É provavelmente o livro mais famoso das crônicas e um dos mais legais. Neste retrata a aventura de Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia. Lúcia descobre o mundo de Nárnia por uma passagem pelo o guarda-roupa, depois de muito tentar fazer seus irmãos acreditarem que o mundo realmente existia dentro do guarda-roupa. Eles finalmente adentram ao mundo de Nárnia, que está sendo governado por um Feiticeira que mantém Nárnia em um longo inverno. Edmundo acaba contribuindo com a Feiticeira e pondo em risco sua vida e a de seus irmãos. Com a ajuda dos fieis habitantes de Nárnia, estes o levam à Aslam, o grande Leão e criador de Nárnia. Com a ajuda de Aslam, os irmão conseguem a liberdade de Edmundo em troca de Aslam (que se oferece). Aslam é assassinado na mesa de pedra e os irmão acreditam que tudo está em risco agora sem o seu mentor, mas Aslam ressuscita e seus fieis amigos reconquistam Nárnia, livrando as terras do terrível comando da Feiticeira Branca.

Classificação: ★ ★ ★ ★ ★

Terceiro, O cavalo e seu menino:

Esta história se passa na mesma época do reinado de Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, mas ela não é em Nárnia e sim na Calormânia, um local onde os animais não falo e nada é mágico como Nárnia, para os calormanos esta é somente uma lenda. O Livro retrata as aventuras de Shasta, um garoto calormano que vivia com seu pai. O pai de Shasta era um homem muito ruim com ele e um belo dia um visitante estrangeiro se hospeda em sua casa, este revela ao homem que deseja comprar Shasta e o pai ambicioso aceita. Quando o menino tenta saber se o seu novo “dono” é, o cavalo acaba falando com ele e revela que é de Nárnia, assim os dois se juntam e decidem fugir para esta terra encantada. No caminho eles encontram Aravis, a princesa da Calormânia, que também estava rumando para Nárnia em um égua Narniana.

Classificação: ★ ★ ★ ★ ★

Quarto, Príncipe Caspian:

Inesperadamente Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia retornam a Narnia. Estes encontram as ruínas de Cair Paravel, depois eles encontram um anão que os revela que se passaram séculos desde que eles retornaram ao seu mundo. Nárnia quase não habita animais falantes e toda sua mágica se desvairou. O Príncipe Caspian, o legítimo rei de Nárnia teve seu trono usurpado por seu tio MirazCaspian está em batalha ao lados dos narnianos  e precisa da ajuda dos antigos reis e rainha para vencer está batalha, assim devolvendo a Nárnia todo o seu esplendor de antigamente.

Classificação: ★ ★ ★ ★ ★

Quinto, A viajem do peregrino da alvorada:

Pedro e Susana não podem mais retornar a Nárnia, a aventura é focada em Edmundo, Lúcia e um novo personagem, Eustáquio, o primo deles, um menino chato e irritante (ao menos no inicio). Eles encontram Caspian que está em uma viajem em busca dos companheiros de seu pai que sumiram quando Miraz assumiu o poder. Nesta história eles rumam a ilhas desconhecidas, e seguem até o país de Aslam.

Classificação: ★ ★ ★ ★ ★

Sexto, A cadeira de prata:

Eustáquio e sua amiga Jill vão a Nárnia e são convocados por Aslam para uma missão, a de encontrar o príncipe desaparecido de Nárnia. Aslam passa para Jill alguns sinais do qual ela não deve se esquecer. Eustáquio e Jill, descobrem(após perderem o primeiro sinal) que o príncipe desaparecido é filho do rei Caspian. Estes rumam atrás do príncipe sem contar a muitos e recebem ajuda dos narnianos a quem contaram. Na sua jornada são acompanhados por Brejeiro, um homem bastante alto e pessimista. Eles enfrentam aventuras com gigantes, um feiticeira e a dificuldade de voltar para Nárnia.

Classificação: ★ ★ ★ ★ ★

Sétimo, A última batalha:

Eustáquio Jill retornam a Nárnia, e são tempos turbulento para todos os narnianos. Um farsante que se passa por Aslam e seu “porta-voz”, que na verdade é o mandante e o cabeça de tudo, estão cometendo atrocidades em nome de Aslam, eles estão escravizando os narnianos, derrubando as árvores e compactuando com os calormanos. Com isso o último rei de Nárnia, Tirian, se vê perdido pois não sabe se é realmente Aslam que está comandando tudo isso. Certo de que não é possível ser o grande leão ele tenta recuperar Nárnia com seus aliados, porém poucos se juntam a sua causa e assim pode ser o fim de Nárnia. Está é definitivamente a minha história favorita de todas as outras, super vale a pena, mas você precisa ter lido as outras para entender esta.

Classificação: ★ ★ ★ ★ ★

Estas são as setes crônicas. É como eu sempre falo, você pode sim ler um livro separadamente, mas para melhor entendimento, principalmente, a última batalha, você precisa ter conhecimento dos outros.

Este livro também faz parte da minha meta de leitura. Eu contei ele como sendo um único livro já que ele é um volume único, mas as classificações estão individuais para aqueles que se interessam em saber separadamente. Eu li ele do dia 16 de abril ao dia 19 de abril. ♡

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s