DIY: Livro, compartimento secreto

DSC_0134Eu amo coisas que você mesmo pode fazer, principalmente aquelas que você não acha em lugar nenhum. O meu namorado me mostrou essa ideia a um tempo atrás e eu ainda não tinha parado para fazer o teste e ver como ia me sair! Por incrível que pareça eu me sai muito bem e ficou lindo. A ideia é ótima por vários motivos: você recicla aquele livro que nunca lê e fica as traças, usa como compartimento secreto e não há nada tão lindo como livros na decoração.

Para fazer é muito fácil e não precisa de muito tempo. Só ter um pouco de cuidado e atenção.

DSC_0104

Para iniciar você somente irá utilizar os materiais acima. O livro precisa ser de capa dura porque ele já se mantém fechado e tem suporte para ser um mini baú, os livros de capa mole além de revelarem sua cavidade, podem se deforma com o contato com a cola e não suporta o peso do que você irá guarda. A régua é necessária para fazer o espaço correto do corte e o lápis é a melhor opção caso erre, ai é só usar a borracha. O corte com o estilete é muito mais eficiente nesse caso, não recomendo a tesoura, pode não da certo e fora que a demora e esforço será maior.
DSC_0110

As medidas que você utilizará para a cavidade são: 1 cm na horizontal e 2 cm na vertical. Para ficar melhor de entender, a parte em que as páginas estão coladas é horizontal, ou seja, a medida é de 1cm e você usará na parte que fica em frente a ela a mesma medida, as outras são de 2 cm.

Depois de marca as medidas faça uma linha reta ligando-as, formará um retângulo.

DSC_0111

Com as medida já demarcadas corte com um estile sobre a linha.DSC_0112

Depois destaque a parte da página cortada.DSC_0114

Continue fazendo o mesmo procedimento, pondo força na hora de traçar o corte com o estilete, assim proporcionando a retirada de várias páginas de uma vez, agilizando o trabalho. Faça isso até retirar todas as folhas ou ficar na profundidade desejada por você. Eu deixei apenas uma folha para o fundo ficar com as escritas do livro.

DSC_0116

Depois que você já tiver finalizado a parte do corte vamos passar a cola para dá a estrutura dura e imóvel das folhas. A cola deve ser diluída em água para que as folhas não aparentem está coladas. Quanto devo por de água? Coloque cerca de 30% de águas em um pote e 70% de cola. Para facilitar, misture se achar que há muito excesso de água vá retirando até que não aja tanto e a textura da cola fique bem liquida, sem o aspecto cremoso que ela possui.DSC_0119

Cole (esta parte pode ser com a cola sem está diluída na água) a parte de baixo na capa e coloque alguma coisa pesada sobre o livro e espere até que esteja seco. Após isso passe a cola já diluída na água nas laterais do livro e evite não deixar excesso e que não encoste na capa. Coloque novamente algo pesado em cima e espere secar. DSC_0120

Com a ultima folha já colada (o que foi o meu caso, se você não deixou essa parte poderá ser feita antes) cole a parte da cavidade nela somente nas laterais, sem cobrir a parte que ficará a mostra. As folhas já estão grudadas e secas, porém talvez as primeiras folhas não grudem de primeira, então passe uma segunda camada de cola nas laterais. Coloque o peso em cima e espere secar.

DSC_0121Com as laterais exteriores já secas, passe a cola na parte interior tendo o mesmo cuidado de não deixar excesso. Espere a cola secar e pronto! Seu livro com compartimento secreto está terminado!

DSC_0130

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s